Sobre a Instituição



Tudo começa no ano de 1924 em um domingo como outro qualquer, se não fosse o local, e o que haveria de acontecer naquela bela manhã na cidade de Seattle (Washington) nos Estados Unidos da América. Um grupo de religiosos costumava reunir-se para realizar estudos bíblicos em uma escola de Seattle, aos domingos. Eram pessoas participantes de várias denominações que visitavam a Thandyke School para estudar e orar com o dirigente daquelas reuniões. Certo dia, Doutor Price dirigente daquelas reuniões passou por uma experiência inesquecível. Aquele grupo tinha como meta principal o estudo das Escrituras, para isso se reuniam naquela escola, porém Dr. Price mais e alguns daquele grupo que o acompanhavam, foram testemunhas de uma experiência espiritual. Segundo ele, aquelas pessoas, descobriram naquele momento, os dons espirituais que Deus havia prometido em Atos dos Apóstolos. A ênfase daquela experiência do batismo com o Espírito Santo era o falar em outras línguas. Logo aquele local de reunião já não comportava a quantidade de pessoas que chegavam ali e tornava-se, então, inadequado para as reuniões. Vinham pessoas de várias partes da cidade para assistir aos estudos na escola bíblica dominical e experimentar aquela experiência que estava acontecendo na pequena comunidade que se formava. Uma propriedade localizada entre a Estrada Militar e a Rodovia do Pacífico que seria o local que Deus havia mostrado a irmã Hannah Gorenson para aquela comunidade adquirir. Era o começo daquela que seria chamada The Church By the Side of the Road (Igreja da Beira da Estrada). Teve inicio então a agencia mantenedora de Harland, Hazel Graham e Harold e Ethel matson, missionários que viriam ao Brasil para evangelizar na nova fé pentecostal.

**************************

Chegada ao Brasil
No dia 11 de novembro do ano de 1939 às 10:30h, chegaram a cidade de Manaus, no Brasil, os Missionários Harland Edwin Graham e Hazel Evelyn Rader Graham enviados pela The Church of the Side of the Road (Igreja da Beira da Estrada) na cidade de Seattle, EUA. Foram enviados pelo pastor Ralph J. Sander ao Cônsul do Brasil em San Francisco – Califórnia, o Sr. Alfredo Polzin, apresentando-os como missionários. Chegando ao Brasil deveriam entrar em contato com o superintendente da Sociedade Bíblica Britânica, o Sr. Harold Moro que recomendou um contato com um casal de membros da Igreja Batista Regular que os recebeu hospedando-os em sua residência durante um período de seis meses, ensinando-lhes um pouco da língua portuguesa e ainda ajudando-os a conseguir uma casa para alugar na rua Alexandre Morim, em Manaus. Foi neste período que Harland e Hazel Graham conheceram alguns membros da Assembléia de Deus (inclusive os missionários fundadores daquela denominação) que os receberam, contribuindo para o aprendizado da língua, costumes e cultura, bem como os trabalhos realizados por aquela denominação nos bairros e cidades vizinhas a Manaus. Nesse mesmo ano chegam a Manaus vindos do Canadá, o casal de missionários Ethel Wesley Matson e Harold Wesley Matson para auxiliar Harland e Hazel Graham. Iniciaram sozinhos os trabalhos de evangelização e discipulado, organizaram um templo no ano de 1941 e realizaram o primeiro batismo em terras brasileiras, no ano de 1942.

**************************

A chegada ao Nordeste
Harold Matson viaja a convite para Natal, Rio Grande do Norte, no ano de 1945, logo depois, chega Harland Graham e sua esposa, Hazel Graham. No dia 25 de junho de 1949, organiza-se em Natal a Missão evangélica Pentecostal do Brasil. A Igreja ficara conhecida como Tenda Catedral devido o uso de tendas de circo, emprestadas pela Igreja do Evangelho Quadrangular, para as reuniões naquela cidade. O início da MEPB em Natal foi responsável por transformações nas igrejas desta cidade quando leva para Natal grandes tendas de lona para conferências de avivamento com um Pastor americano da Igreja do Evangelho Quadangular, Pr. Eugene Stubbs. Esta fora a primeira vez que a cidade testemunha eventos de pregações com grandes aglomerações ao ar livre, com curas de diversas doenças através da oração. Logo depois a Igreja expandiu-se para o interior do Estado, como Lages e Angicos, passando para João Pessoa em 1950, Fortaleza em 1955 e finalmente chega a Recife em 1963. Em todos os Estados por onde passou o início das atividades fora marcado pela armação de tendas.
**************************
 
Começando uma nova MEPB em Caicó-RN
02 de junho de 1990, aconteceu a primeira reunião para discutir a abertura do trabalho da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil em solo caicoense. Essa reunião aconteceu na casa do Irmão Sebastião Canário e Irmã Rita Lucena, presidida pelo Presbítero Júlio Augusto Barreto Neto e assistida por um grupo de irmãos vindos da Assembleia de Deus. Ali foi discutido e decidido que todos presentes estariam engajados no inicio do trabalho da Missão, dali por diante. Os cultos ficaram acontecendo nas casas dos irmãos até se arrumar um prédio, coisa que aconteceu logo. Foi encontrado um prédio à rua Marinheiro Manuel Inácio, em frente a garagem da prefeitura(antiga rua dos cabarés).  
Deus aprovou, de forma tão espetacular, esse trabalho que em 29 de julho de 1990, houve a inauguração oficial da Congregação. Deus providenciou prédio, cadeiras, som, púlpito e gente (crentes). Foi um tempo que Deus providenciava os mínimos detalhes. Foi muita bênção. A Congregação cresceu rápido e em 1993 foi preciso mudar de endereço, pois o local onde funcionava o templo se tornara pequeno. Deus novamente surpreende, e leva a igreja para o então cinema da cidade. A igreja chamou a atenção da comunidade, estava-se transformando o cinema, que era um antro de pornografia, numa agência de salvação. Glória Deus! Essa tem sido a vocação da Igreja.
A igreja continua crescendo e em 1997 torna-se igreja independente. De lá para cá, Deus tem nos abençoado continuamente. Hoje somos a segunda Igreja da cidade. Daqui surgiram pastores, missionários e obreiros. Recebemos duas congregações e abrimos cinco novos trabalhos, hoje estamos cuidando de seis congregações e um ponto de pregação: Jardim do Seridó, Currais Novos, Acari, Florânia, Jucurutu, Pau dos Ferros e Triunfo Potiguar.


Quadro dos Pastores e Có-pastores da MEPB em Caicó
Júlio Augusto Barreto Neto
Divino Félix
1990-1995
José Fcº Gonzaga Sales
Divino Félix
1996-1999
Rui Ricardo Avelino Paiva
Divino Félix
2000-2002
Gutemberg Beltrão da Silva
Divino Félix /
Charleston H.Figueiredo
2003-2009
Divino Félix
Flábio Lucena
atual


*************************
 
Trabalhos Sociais
Fortaleza-Ceará - Seminário pentecostal do Ceará
Natal-Rio Grande do Norte - Centro de Treinamento Teológico Harland Graham.
Natal-Rio Grande do Norte - Escola de ensino fundamental - A SEARA
Macaíba-Rio Grande do Norte - Orfanato Lírio do Vale, que abriga mais de 30 crianças.

*************************

Organização Jurídica
A Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, já com atuação em vários Estados no Brasil, cria seus estatutos e organiza-se com base nacional no ano de 1965, passando a ter uma sede nacional na cidade do Recife.  Posteriormente, transferira-se para Natal, no Rio Grande do Norte. Estabelece-se então que a denominação seria dirigida em âmbito nacional por um colegiado denominado "Supremo Concílio", composto de: Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, 1º tesoureiro, 2º tesoureiro e três oficiais complementares. Logo após a 1ª convenção Nacional, a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil foi registrada em Cartório e passa a ter existência jurídica efetivada, cadastrando-se no Ministério da Fazenda e adquirindo personalidade jurídica. No dia 30 de maio de 1965 fora feito o registro no 2º cartório e publicado em Diário Oficial de Pernambuco nº 95. Neste ano, a inscrição dos Estatutos, pelo Missionário Harland Edwin Graham. No ano de 1968 acontece a primeira Convenção Nacional em João Pessoa. Apresentamos a seqüência dos Presidentes Nacionais segue:
Primeiro: Harland Edwin Graham (1967 a 1977).
Segundo: William David Mercer (1977 a 1978).
Terceiro: Aldo Augusto da Rocha (1979 a 1983).
Quarto: Manoel Soares Filho (1983 a 1986).
Quinto: (Izirlei Vieira Guimarães) – Vice-Presidente que substituiu interinamente Manoel Soares Filho até a realização da Próxima Convenção Nacional (outubro de 1986 a 1987).
Sexto: Rex Joseph Jerry Stuckles (1987 a 1993).
Sétimo: Manoel Soares Filho (1993 a 1999).
Oitavo: José Azemar Luna Sales (1999 a 2003) e novamente é eleito em convenção Nacional para mais uma gestão até a convenção de 2005 (2004 a 2005) e novamente é eleito em convenção Nacional para mais uma gestão e reeleito agora para um período de quatro anos a frente da Diretoria Nacional (2006 a 2010).

**************************

Logotipo e Bandeira
Como símbolos básicos que configuram a identidade visual da MEPB foram aprovados em Convenção Nacional a bandeira oficial e o logotipo oficial.
No logotipo encontra-se o mapa do Brasil representando o campo missionário da igreja; uma tocha acesa que significa a ação do Espírito Santo (Pentecostes); e, uma Bíblia que mostra o Evangelho de Cristo.
Na bandeira aparecem o logotipo oficial e as barras horizontais nas cores vermelho, branco e azul.


 **************************

Hino Oficial

Nossa Missão
Letra: Joel Araújo - PB 
Música e Intérprete: Pr. Moisés Oliveira - PE 

Missão é hora de ir a luta, com muita fé e muito ardor
Só vence quem com fé trabalha com ousadia e muito amor
Marchamos sempre avante sempre, não podemos vacilar
Destemidos sempre avante o inimigo enfrentar.

Refrão
Missão Evangélica Pentecostal do Brasil
Tua história representa este povo varonil
Com obreiros destemidos, que trabalham com amor
Dedicando suas vidas para a glória do Senhor.


Em Pentecoste desceu o fogo do Espírito do Senhor,
E com poder e autoridade a Igreja se espalhou
Hoje nós somos um grande exército guerreando contra o mal
Sob o fogo do Espírito no poder pentecostal. 

O nosso campo da grande luta, é o coração do pecador
E o nosso arqui-inimigo é o astuto usurpador.
A nossa arma é a Palavra do poderoso Jeová,
Jesus Cristo é o comandante que a vitória nos dará. 

Cada semente que hoje floresce custou o sangue do Senhor
E pioneiros destemidos vislumbraram teu valor
Em campos férteis firmaram marcos da Missão Pentecostal,
Não amaram suas vidas pela visão celestial.

**************************

Doutrinas Básicas
A igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil possui um credo tradicional no pentecostalismo clássico, o qual envolve as seguintes doutrinas básicas:
01) A Bíblia Sagrada como único livro de fé e prática.
02) Existência da Trindade Divina, formada por Pai, Filho e Espírito Santo.
03) Deus como criador de tudo.
04) O homem como criatura de Deus, à sua imagem e semelhança.
05) A realidade do pecado e de suas terríveis conseqüências para o homem.
06) Crença na existência histórica de Jesus Cristo, sua divindade, nascimento, missão, morte, ressureição, ascensão, glorificação e Reino Eterno.
07) Doutrinas da Justificação, Regeneração e Salvação.
08) Batismo no Espírito Santo na atualidade.
09) Cura Divina como ação de Deus também nos tempos atuais.
10) Realidade de Satanás, como personificação do Mal.
11) Cumprimento das duas ordenanças deixadas por Jesus Cristo à Igreja: Batismo nas águas e Santa Ceia.
12) A importância do sacerdócio do crente como despenseiro, administrador dos mistérios de Deus, dizimista e testemunha, além do Santo Ministério conforme chamado e vocação de Deus.
13) Doutrina Escatológica envolvendo o Arrebatamento da Igreja por Cristo, antes da Grande Tribulação e do Milênio (Pré-tribulacionaismo e Pré-milenarismo), reino terreno de Cristo por mil anos, e posteriormente na eternidade em novo céu e nova terra, e por fim um Juízo Final, para todos que não foram achados inscritos no Livro da Vida.