A Parábola do Semeador

"E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola: Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram; E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade; E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."
(Lucas 8.4-8)

Nessa Parábola, existem duas personagens: o semeador e as aves do céu; o último personagem tem uma pequena participação, mas isso é vital para o entendimento desse texto. O conto se dá quando o semeador sai a semear em vários tipos de terreno, como se quisesse observar em qual deles seu esforço teria sido compensado. O semeador é qualquer um que pregue a Palavra de Deus e a semente é a própria Palavra. Os tipos de solo caracterizam o tipo de coração que cada homem possui e as aves do céu representa o inimigo do homem, o diabo. O primeiro tipo de solo mencionado por Jesus é aquele que fica “junto ao caminho”, um solo que é compactado pelo constante trafico de pessoas, animais e carros de boi (época de Jesus) e que se torna duro demais para a semente, por si só, penetrar nele. Antes disso, a semente é pisada pelas pessoas, animais e meios de transporte que circulam pela estrada ou comida pelas “aves do céu”. Esse tipo de solo representa o homem que, após ouvir a Palavra, não é sensibilizado. A mensagem divina não penetra no seu coração; é “pisada” pela sua indiferença e, rapidamente, roubada pelo diabo.

Jesus menciona que outra semente caiu sobre a pedra; em um lugar onde existisse, talvez, uma pequena quantidade de areia onde a semente encontrou condições favoráveis de nascimento, mas não de crescimento. Por quer? Porque o solo não linha profundidade suficiente, suas raízes logo alcançaram as pedras. A planta não pode mais se desenvolver e morreu. Isso assemelha-se ao homem que conhece o Evangelho e, com alegria, recebe Jesus na tua vida, mas não tem perseverança suficiente para continuar nos caminhos certos. Seu espírito desperta para a verdade, mas ele não tem força suficiente para continuar seguindo Jesus.

O terceiro tipo de solo é aquele que já havia sido tomado por outro tipo de vegetação, estava cheio de “espinheiros”. A semente cresceu, mas não teve como se desenvolver porque, ao crescer, encontrava espinhos que impediam o seu progresso. Nesse exemplo, verificamos que o solo é diferente dos outros dois: ele não era batido e era profundo (não havia pedras); mas já estava ocupado. Havia condições da semente prosperar; ela poderia nascer e crescer, mas só até certo ponto, só até enquanto não encontrasse os galhos dos espinheiros. Esse tipo de solo assemelha-se as pessoas que aceitam com alegria a nova vida em Cristo e que gostariam de permanecer nos seus caminhos, mas todo o teu entusiasmo acaba quando a Palavra ataca algo que esse tipo de pessoa presa mais que a vontade de Deus para sua vida. A Palavra não morre, mas fica sufocada pela vontade humana.

O último tipo de solo mencionado por Jesus é o solo próprio para o cultivo, onde a semente pode penetrar, crescer e se desenvolver completamente. Representa um tipo de homem que tem seu coração limpo para a Palavra de Deus, não há nenhum empecilho para que a Vontade de Deus penetre nele e se desenvolva livremente.

Paz do Senhor a todos, espero que tenham gostado.

Autor: Adriano Farias de Brito
Postagem recente
« Postagem anterior
Postagem anterior
Postagem recente »